sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DEPRESSÃO


Oi, galera JVC!!!
Estamos começando hoje mais uma novidade...o espaço saúde JVC, que ainda não tem nome e você pode sugerir, só enviar para o nosso email.
Quero dividir com vocês hoje um assunto que tem atormentado muitos jovens: A DEPRESSÃO.
Você pode pensar, depressão???? Nossos jovens são tão felizes, sorridentes, brincalhões...mas quero chamar a atenção de vocês para esse assunto, porque nem sempre quem está sorrindo está bem. Podemos reconhecer alguns indícios e ajudar uns aos outros, OK?
Depressão é uma alteração do humor, por razões fisiológicas (defeito na produção de serotonina* ou diminuição por alterações metabólicas)  que pode levar a graves conseqüências. É uma doença e precisa de tratamento.
Pode surgir de momentos tristes que não conseguimos superar, mas também pode ser apenas por uma vida agitada, com muitas cobranças como temos hoje em dia, de passar no vestibular, de querer ser um profissional bem sucedido, de ter que ser o melhor no que  se faz, e muitas outras coisas. Também há casos que não sabemos identificar o porquê do início de uma depressão.
Você pode reconhecer por mudanças de comportamento como agressividade, principalmente em adolescentes e adultos jovens, isolamento, dificuldade de relacionamento, perda de vontade em atividades antes prazerosas, pode também apresentar choro fácil, dificuldade de concentração, falta de apetite ou aumento do mesmo. Todos esses são sinais que podem ou não aparecer, mas não significam necessariamente uma depressão. Só um profissional qualificado, médico, poderá avaliar para confirmar ou não a doença. Podemos ajudar nossos amigos, orientando a procurar um profissional para ajudá-lo.
O tratamento vai ser definido pelo médico, mas o melhor é associar medicamentos que auxiliem na produção, ou não destruição da serotonina* a psicoterapias. Você pode ajudar algum amigo seu nessa fase tão difícil, pois a recuperação pode demorar alguns meses e a presenças dos amigos e família é fundamental, sempre respeitando sua vontade. Oriente seus amigos ou se for você, não hesite em procurar um médico. Depressão tem cura!
Espero ter ajudado! Dúvidas ou sugestões de temas podem ser enviados para o meu email.
Até a próxima!

*serotonina: neurotransmissor (molécula que age no sistema nervoso) responsável por regular indiretamente o humor, sono, apetite, além de outras funções.

Dra. Deborah Greice
greicesan@hotmail.com
CRM /PE 18.722
Graduada pela Universidade de Pernambuco (UPE)

Um comentário:

  1. Ah que legal!muito bom esse espaço pois é de extrema importância falar de temas relacionados a saúde que são relevantes para os jovens.

    ResponderExcluir