domingo, 23 de janeiro de 2011

APROVEITE BEM O VERÃO!




Oi povo feliz!

Muito legal poder vir aqui e falar de assuntos que são importantes para a nossa saúde! É isso aí! A partir de hoje, com muito prazer, estarei postando no ESPAÇO SAÚDE do JVC e vou adorar responder alguma duvida ou comentário que vocês queiram está postando e também podem ficar à vontade para sugerir temas...

Praia, sol, mar, piscina, férias, vida boaaa!! Dormir até acordar!Tudo que há!

O verão está aí a TODO VAPORR!! Ou melhor, a todo CALORRR!!! Aonde você vai todo mundo fala..”tá muito quente!!!”, até quando entra no elevador ou num local que você não conhece ninguém essa é a frase chave para iniciar um diálogo:”Nossa!tá quente demais!abafado!

Pois é... Aí vem as argumentações... A redução da camada de ozônio, os raios ultravioletas irradiados pelo sol atingem a terra com maior intensidade...bla...blá..blá...

Mas o fato é que temos que tomar alguns cuidados com o nosso corpo para curtir bem o verão e não se prejudicar.

É bem legal curtir o sol, pegar uma praia com a galera! Mas exposição ao sol em excesso e sem tomar os devidos cuidados ele pode se tornar um grande vilão e aumentar o risco de envelhecimento precoce, queimaduras, desidratação, lesões nos olhos e câncer de pele.

Então fique atento para algumas dicas:

1-    Evite exposição ao sol das 10 às 15h pois nesse horário o sol é mais intenso (é claro que você deve está pensando: “eu de férias acordar cedo pra ir a praia? DE JEITO NENHUM!E aí todo mundo só marca 10h no “acaiaca”, ok! Tudo bem..mas então vamos com outras dicas...
2-    Escolha um protetor solar com pelo menos FPS - 15 (fator de proteção solar). Com FPS - 15 a maioria das pessoas está protegida por 2 1/2 horas.Aplique o protetor solar 30 minutos antes de se expor. É preciso tempo para que o filtro comece a agir.
3-    Reaplique o protetor solar quando você permanecer mais de 2 horas ao sol ou quando o filtro for retirado por contato com a água, suor etc.
4-    Também é legal usar chapéus, bonés, óculos escuros (tem cada um bem fashion hoje em dia) e roupas leves.
5-    Não se esqueça de proteger as orelhas, lábios, pescoço, dorso das mãos e dos pés e onde o cabelo está rarefeito.



ATENÇÃO MENINAS! JÁ OUVIRAM A FRASE:
“JOVENS BRONZEADAS, VELHAS ENRRUGADAS!”

E tem gente que ainda marca no relógio o tempo pra se bronzear de frente e de costa... Você faz isso é?!É claro que fica bonito pegar um bronze e até ficar com uma marquinha... Mas fique ligada! Não faça do sol um inimigo! Aproveite o verão sem estragar a sua saúde.

DICA EXTRA: Durante o verão, com o aumento da temperatura torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores. A desidratação, tão comum nesse período do ano, pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos. Vale a pena a ingestão de água, água de coco, melancia, pepino, chás gelados, sorvete e picolé de fruta.

 

Então aproveite bem o verão e SEJA MUITO FELIZ!
No amor de Cristo que nos motiva!
Até a próxima!

Rosalia Medeiros 

-Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela UFPE- Universidade Federal de Pernambuco
- Especialista em Unidade de Terapia Intensiva
- Profª do Departamento de Enfermagem da UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário